sábado, 31 de março de 2012

Cristo, o princípio e o fim de todas as coisas


“Eu sou o Alfa e o Omega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.” (Ap 1. 8)

Jesus o Deus que se fez homem e habitou entre nós. Encontramos nas escrituras sagradas varias referencias a respeito de Cristo o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, sendo Ele mesmo o personagem principal da Bíblia Sagrada. Lá em Gêneses quando da criação do homem quando Deus disse; “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.” (Gn 1. 26) neste texto já encontramos implicitamente as três pessoas da Trindade Divina , Deus o Pai, Jesus Cristo o Filho e o Espírito Santo, já após a queda do homem vamos encontrar a seguinte expressão; “E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.” (Gn 3. 15) agora neste versículo temos uma profecia divina em que Deus começa a revelar o plano restaurador para o homem caído através de Jesus “a semente da mulher” que traria a este vitoria sobre Satanás a serpente “esta ti ferira a cabeça”, e sobre o pecado. Então temos: Cristo no principio da criação já com uma missão definida, coparticipante na criação e restaurador desta pela vitoria sobre o pecado e sobre Satanás. O Apocalipse nos mostra o fechamento destas coisas quando a João (Ap 1. 1) foi revelado a manifestação de Cristo o Todo Poderoso em gloria, majestade e poder (Ap 1. 14-18; 19. 11- 16) para estabelecer o seu reino sobre a terra e proclamar a vitoria em definitivo de Deus sobre as hostes das trevas, quando a antiga serpente será presa e laçada para sempre no inferno, (Ap 20. 2; 9-10) e em novo céu e nova terra pela a reconstrução que será promovida pelo Rei do Reis e Senhor dos Senhores se instalará para todo o sempre o Reino de Deus. (Ap 21. 1-2; 22. 3-5) A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos o santos que foram lavados no sangue do Cordeiro e que habitarão para sempre com o Senhor. Amém!

sexta-feira, 30 de março de 2012

A urgência do Apocalipse


"Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém." (Ap 1. 7)

O Apocalipse é um livro de profecia escatológica, portanto nos traz um relato das coisas que hão de acontecer no fechamento desta dispensarão, com a vitória do Reino de Deus sobre o reino das trevas até então estabelecido no mundo. Cristo voltará como Rei e estabelecerá o seu governo sobre a terra, este governo será mundial, com a capital sediada em Jerusalém, todos estes eventos estão descrito no Apocalipse e referendados em toda a Escritura Sagrada. Vejamos; "Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o filho do homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e o fizeram chegar até ele. E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído." (Dn 7. 13-14) "E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas. Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória." (Mt. 24. 29-30). Portanto pelos acontecimentos que contemplamos hoje na sociedade que vivemos entendemos que estar muito próximo o dia em que Jesus estará de volta, primeiro para buscar a sua Igreja, e logo após estabelecer o seu Reino Milenial (Ap 20. 4) e após este período o juízo de Deus virá sobre o mundo e todos os habitantes da terra, (Ap 20. 11-15) e por fim o Reino Eterno de Deus será estabelecido para todo o sempre (Ap 22. 1-5). Daí a urgência de conhecermos a mensagem do Apocalipse e fazer-la conhecida de todos os homens. A Paz do Senhor a todos que possamos clamar. Ora vem Senhor Jesus!

quinta-feira, 29 de março de 2012

Cristo atesta a mensagem do Apocalipse


E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Aquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados. (Ap 1. 5)

Não a dúvidas de que a revelação do Apocalipse veio da parte de Cristo, e tinha como destino a Igreja do Senhor Jesus em todos os tempos, o apóstolo João foi apenas o canal usado por Deus, para este diálogo que inicialmente foi endereçado as sete igrejas da Ásia Menor, e que chegou até a Igreja de hoje pelas paginas das Escrituras Sagradas contidas no livro do Apocalipse. Os versículos subsequente ao texto em destaque acima faz uma descrição sobre aquele que estava inspirando e revelando tais relatos, e analisando o texto encontramos um Cristo, ressurreto e glorificado pronto para assumir o governo de todo o universo com poder e gloria, e não mais aquele Cristo cordeiro de Deus, que habitou entre os homens e que sofreu e padeceu pelos nosso pecados, e que foi morto em uma cruz, para remir os pecadores, como alguns ainda tentam retratar através de obras de arte em telas pintadas para expressar a percepção artística do autor e para satisfazer os olhares contemplativos e críticos daqueles que são apreciadores de belas obras de arte, e até mesmo que servem para que alguns adoradores de ídolos os façam de deuses e se prostrem diante deles e lhes preste um culto, mais em tudo isto escreveu o poeta. “É falsa a inspiração do pintor.” ( Do hino, O Rosto de Cristo, autor Josias Menezes) O Cristo do Apocalipse! Visto e descrito por João no Apocalipse é um ser glorificado, que tem todo o poder em suas mãos  e que o mesmo João ao contemplá-lo não resistiu o esplendor de sua gloria e caiu por terra diante de tanto poder e majestade, no que Jesus lhe que disse esta palavras;  [...] Não temas; Eu sou o primeiro e o último; [...] E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém.[...] (Ap 1. 17-18). Portanto este é o nosso Senhor Jesus Cristo, que estar presente nas profecias do Apocalipse livro do qual ele é o personagem principal. Sabedores disto todos os cristãos devem como dedicação e amor ler e estudar as profecias contidas neste livro, para conhecer de perto o Cristo glorificado, e estar convicto das coisas que hão de acontecer no fim desta era. Ao Senhor Jesus e Salvador nosso, seja glória e majestade, domínio e poder, agora, e para todo o sempre. Amém!

quarta-feira, 28 de março de 2012

LIÇÃO 1 – 2 Trim. 2012 – APOCALIPSE, A REVELAÇÃO DE JESUS CRISTO.



                                                            Texto Áureo

Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo. (Ap 1. 3)

Verdade Prática 

O crente que lê e estuda o Apocalipse não se espanta com o programa de Deus para estes últimos dias.


Introdução

Estudaremos nesta lição:

1.     Apocalipse, um livro belo e fascinante da Bíblia.
2.  Pelo Apocalipse, Jesus nos mostra como serão os últimos dias.
3.    Uma consumação e recomeço com a Nova Jerusalém.
4.    O tema, as divisões e objetivos do livro do Apocalipse.




I – O LIVRO DO APOCALIPSE.

1. Apocalipse, o único livro profético do NT.
  • Um documento rigorosamente profético;
  • Revelação, remoção de um véu estendido sobre algo;
  • Uma mensagem profética;
  • Uma carta destinada as Igrejas da Ásia Menor, e a Igreja de Cristo.

2. Um livro de advertência e consolação.
  • Não limitado a revelar o futuro;
  • Inspiração divina que adverte, exorta e ensina os cristãos;
  • Adverte quanto ao aparecimento do Senhor Jesus;
  • Contém abundantes consolações do Espírito Santo.

II – AUTORIA, DATA E LOCAL.

1. Autoria.
  • João. Apóstolo de Cristo, filho de Zebedeu; (Ap 1. 1, 4, 9; 22. 8; Mt 10. 2; Mc 1.19)
  • Escreveu o quarto evangelho que leva o seu nome;
  • E autor de três cartas universais I, II, III João;
  • Chamado “João o Teólogo” pelos Pais da Igreja;
  • O discípulo a quem Jesus amava; (Jo 21. 20)
  • Sua mensagem enfatiza a divindade de Cristo (Jo. 20. 31)

2. Data.
  • Escrito entre 90 e 96 d.C.;
  • Durante o governo de Domiciano, Imperador de Roma;
  • Implacável e Sanguinário perseguidor da Igreja.

3 Lugar.
  • João estava em Patmos quando escreveu o Apocalipse; (Ap 1. 9)
  • Pequena Ilha Grega, 55 km a sudeste da costa da Turquia;
  • Ilha no arquipélago de Dodecanesco;
  • Com área de 34,6 km2 com população atual de 3.000 hab. aproximadamente;
  • Foi utilizada como prisão política durante o Império Romano.


III – APOCALIPSE, O LIVRO PROFÉTICO DO NT.

1. Tema do Apocalipse
  • Revelação de Jesus Cristo, para seus servos sobre as últimas coisas; (Ap 1. 1)
  • Composto de visões, imagens, símbolos e figuras;
  • Revela os conflitos do povo de Deus, e a sua vitoria final sobre as trevas;
  • Mostra os salvos em gloria no desfrute das bem-aventuranças eternas.

2. Divisões do Apocalipse I
  • As coisas que tens visto; (Ap 1)
  • As coisas que são; (Ap 2; 3)
  • As coisas que hão de suceder; (Ap 4 – 21)

2. Divisões do Apocalipse II
  • As sete cartas ás Igrejas da Ásia Menor; (1 -3)
  • Os sete selos; (4. 1 – 8. 1)
  • As sete trombetas; (8. 2 – 11)
  • As sete figuras simbólicas; (12 – 14)
  • O derramamento das sete taças; (15 – 16)
  • A condenação eterna dos ímpios; (17 – 20)
  • As glorias da Nova Jerusalém; (21 – 22. 5)
  • Epílogo. (22. 5-21)

3. Objetivos do Apocalipse.
  • Corrigir distorções doutrinárias e desvios de condutas das Igrejas da Ásia Menor;
  • Cosolar os santos sobre ferrenha perseguição do Império Romano;
  • Mostrar aos santos os acontecimentos dos últimos dias;
  • Alertar-nos quanto à brevidade e urgência da volta do Senhor Jesus.

III – A LEITURA DO APOCALIPSE.

1. A produção de livros no período do Novo Testamento.
  • Livro era algo dispendioso e caro;
  • Produzidos artesanalmente pelos escribas por altos custos;
  • Somente ricos podiam possuir um exemplar;

2. A Leitura das Escrituras Sagradas.
  • Havia um único exemplar da Bíblia para uma congregação;
  • Lida em publico por um oficial da Igreja;
  • Bem-aventurado os que leem e os que ouvem. (Ap 1. 3)

2. A liturgia da Palavra.
  • Devido ao fácil acesso deixamos de ler a Bíblia;
  • Voltemos, pois a leitura do Livro Santo;
  • Iniciemos com a leitura sistemática do Livro do Apocalipse.

CONCLUSÃO

O Apocalipse por ser um livro profético e escatológico, a sua compreensão é de alguma forma difícil, porém isso deve ser para o cristão uma forma a mais de incentivo à sua leitura e meditação, sempre pedindo ao Espírito Santo discernimento e graça para o entendimento de suas revelações, sabendo que a Bíblia interpreta a própria Bíblia. Portanto comece já a ler este relato divino de conteúdo singular, fascinante e maravilhoso.






EXERCÍCIOS - LIÇÃO 1 – 2 Trim. 2012 – APOCALIPSE, A REVELAÇÃO DE JESUS CRISTO.
Nome:
Assinale verdadeiro ou falso:

1 Revelação é o ato ou efeito de revelar um segredo.
(  ) Verdadeiro                                                                 (   ) Falso

2 Em todos o livros no NT vamos encontrar profecias, porém  o Apocalipse é o único entre ele que pode ser considerado um documento rigorosamente profético.
(  ) Verdadeiro                                                                 (   ) Falso

3 O Apocalipse não tinha como destinatário as sete igrejas da Ásia Menor, trata-se de um relato de João aos presos da Ilha de Patmos.
(  ) Verdadeiro                                                                 (   ) Falso

4 João escreveu o Apocalipse quando estava preso pelo Imperador Romano na Ilha de Patmos, por proclamar com fidelidade o evangelho de Cristo e por amar a Cristo e a sua palavra.
(  ) Verdadeiro                                                                 (   ) Falso

5 O livro do Apocalipse tem a sua compreensão dificultada, por ser um relato escatológico, composto de imagens, visões, símbolos e figuras.
(  ) Verdadeiro                                                                 (   ) Falso

6 Não era objetivo do Apocalipse corrigir distorções doutrinarias e desvios de conduta das Igrejas da Ásia Menor.
(  ) Verdadeiro                                                                 (   ) Falso

7 Os livros na época do apóstolo João era de difícil acesso a maioria da população, uma vez que era produzido artesanalmente  e os escribas cobravam caros para copia-los.
(  ) Verdadeiro                                                                 (   ) Falso

8 Quanto ao seu conteúdo o Apocalipse pode ser considerado como uma profecia, uma revelação, ou uma epístola (carta).
(  ) Verdadeiro                                                 (   ) Falso

Responda:

9 A que foi destinado o conteúdo de livro do Apocalipse?


10 Faça um comentário em 5 linhas sobre a importância dos cristãos da atualidade ler, meditar e estudar as profecias e revelações contidas no livro do Apocalipse.



Acesse: www.ebdalunosemestres.blogspot.com

O Apocalipse é enviado às Igrejas


“João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça e paz sejam convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono.” ( Ap 1:4)

Ásia Menor, era uma região em que havia sido evangelizada por Paulo e seus companheiros durante as suas viagens missionárias, temos relatos da fundação de algumas igrejas nesta região nos Atos dos Apóstolos: “E bem vedes e ouvis que não só em Éfeso, mas até quase em toda a Ásia, este Paulo tem convencido e afastado uma grande multidão, dizendo que não são deuses os que se fazem com as mãos.” ( At 19. 26); “E acompanhou-o, até à Ásia, Sópater, de Beréia, e, dos de Tessalônica, Aristarco, e Segundo, e Gaio de Derbe, e Timóteo, e, dos da Ásia, Tíquico e Trófimo.” (At. 20. 4) e até uma das cartas paulinas foi endereçada a Igreja de Éfeso; Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, aos santos que estão em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus: A vós graça, e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo! (Ef 1. 1-2). “O Apocalipse é dirigido ás sete igrejas da Ásia (nome antigo de uma região que agora faz parte da Turquia ocidental). Cada uma dessas igrejas consistia de varias congregações. Essas igrejas foram provavelmente selecionadas para representar a totalidade das igrejas daqueles dias, pois o número “sete” representa um número perfeito, aquilo que foi dito aplica-se a igreja inteira. Noutras palavras, as “sete igrejas” representa todas as igrejas no decurso desta era da igreja. Os “sete espíritos” devem representar a perfeição e o ministério do Espírito Santo à igreja (cf. 4. 5; 5.6; Is 11. 2,3)”. (Nota de roda pé BEP, CPAD ,pg. 1981). Portanto o Livro do Apocalipse é um livro profético escatológico, escrito e destinado às igrejas localizadas na Ásia Menor, a saber: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia que representam nesta profecia todas as igrejas em todos os tempos da dispensação da graça, e em função disto é uma mensagem de alerta e consolação para a igreja de Cristo na atualidade. Que possamos hoje nos sentir atraídos pelo Espírito Santo a ler e meditar nas palavras desta profecia entendendo as ciosas que estão para acontecer no fechamento esta dispensação e inicio do governo eterno de Cristo sobre a terra. A graça e a paz do nosso Senhor Jesus Cristo seja com todo o povo de Deus. Amém.

terça-feira, 27 de março de 2012

Quem lê o Apocalipse é bem-aventurado


Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo. (Ap 1. 3)

A expressão bem-aventurado significa: muito feliz ou aquele que tem a felicidade do céu, pois bem esta expressão aparecesse sete vezes no Apocalipse, sempre mostrando uma benção para os que leem o livro ou guardam os mandamento ali encontrados, ou creem nas suas revelações, enfatizando para nós outros o caráter profético do relato deste livro. Vejamos as citações: “E ouvi uma voz do céu, que me dizia: Escreve: Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os seguem.” Ap.(14. 13); “Bem-aventurado aquele que vigia, e guarda as suas roupas, para que não ande nu, e não se vejam as suas vergonhas.” (Ap 16. 15); “Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus.” (Ap 19. 9); “Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos.” (Ap 20. 6); “Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro.” (Ap 22. 7); “Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.” (Ap. 22.14), entendemos que o Apocalipse é um livro essencialmente escatológico e portanto profético mais não é somente isto, ele na sua essência traz ensinamentos e preceitos a ser seguidos pela Igreja de Cristo hoje e que o cumprimento de tais mandamentos levará o cristão a plenitude de uma vida eterna com Cristo, daí as sete bem-aventuranças contidas no livro deixando claro que aqueles que leem e meditam nas palavras escritas neste livro compreenderão os acontecimentos dos últimos dias da humanidade nesta dispensação e os princípios ali revelado farão do cristão um fiel seguidor do evangelho de Cristo e um crente fervoroso que aguarda a volta do seu amado mestre, Jesus, com fé, amor e esperança. A graça e a Paz do nosso Senhor Jesus Cristo seja com todo o povo de Deus. Amém.

segunda-feira, 26 de março de 2012

O Apocalipse é a revelação de Deus

O Apocalipse é a revelação de Deus – Segunda Feira – 26/03/2012

“Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo.” (Ap 1.1)

Iniciando mais um trimestre na nossa Escola Bíblica Dominical vamos discutir 13 lições sobre escatologia (Doutrina das ultimas coisas) bíblica. No texto em tela temos o objetivo deste livro, que é uma revelação de Senhor Jesus a sua igreja em todos os tempos mais precisamente nos dias atuais, sobre o deveria acontecer nos últimos dias da igreja sobre a terra, a revelação foi mostrada ao apóstolo João, o preso do Senhor, um dos últimos remanescentes dos apóstolos do mestre quando o mesmo encontrava-se preso por amor ao evangelho de Cristo na Ilha de Patmos. As revelações escatológicas permeiam toda a escritura sagradas, são profecias, revelações, sonhos e ensinos inspirados pelo Espírito Santo que nos mostram como deve se processar o fim dos tempos, e o destino de todas as coisas hoje existentes os principais relatos encontram-se  em Daniel, nos ensinos de Jesus nos evangelhos e nas cartas paulinas e no livro do Apocalipse, que um relato recheado de figuras e tipos e para entender-se o escrito necessitamos da orientação do Espírito Santo e a recorrência a outras referencia bibicas. “Este livro é uma revelação da parte de Jesus Cristo e a respeito a Ele. O livro é extremamente importante porque (1) revela a avaliação de Cristo faz da igreja, 60 ou 65 anos depois de sua ressurreição e ascensão ao céu; e (2) desvenda eventos futuros no tocante à tribulação, ao triunfo de Deus sobre o mal, à volta de Cristo para reinar sobre a terra e às bem-aventuranças do reino de Deus.” (Nota de roda pé BEP, CPAD ,pg. 1981). Assim sendo vamos pedir ao senhor Deus a orientação do Espírito Santo e mergulhar na profundidade que é o estudo do Apocalipse.  Bons estudos a todos nós durante este trimestre estaremos aqui todos os dias divulgando uma nova meditação, para honra e gloria de Deus e nosso deleite espiritual. Fiquem todos na Paz de Jesus Cristo e bons estudos.

domingo, 25 de março de 2012

Lições para o 2º trim. 2012

As sete Cartas do Apocalipse
A mensagem final de Cristo á Igreja

Lições para a Escola Dominical no2º trimestre de 2012 nas classes de Jovens e Adultos comentada pelo Pr: Claudionor de Andrade e editada pala CPAD. Vejamos o tema de cada lição:


Lição 1: Apocalipse, a Revelação de Jesus Cristo.
Lição 2: A Visão do Cristo Glorificado.
Lição 3:Éfeso, a Igreja do Amor Esquecido.
Lição 4 Esmirna, A Igreja Confessante e Mártir.
Lição 5 Pérgamo, a Igreja Casada com o Mundo.
Lição 6 Tiatira, a Igreja Tolerante.
Lição 7 Sardes, a Igreja Morta.
Lição 8 Filadélfia, a Igreja do Amor Perfeito.
Lição 9 Laodicéia, uma Igreja Morna.
Lição 10 O Governo do Anticristo.
Lição 11 O Evangelho do Reino no Império do Mal.
Lição 12 O Juízo Final.
Lição 13 A Formosa Jerusalém.




Que tenhamos um trimestre abençoado por Deus e que possamos aprender muito através destas lições e estar preparados aguardando a volta do Senhor e ganhando almas para o seu Reino.

O bom pastor nos dá vida em abundância


“O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.” (Jo 10. 10)

Jesus ensinando mais uma vez a seus discípulos, fala agora sobre pastor e ovelhas, querendo que os seus servos Lhe reconhecesse como o salvador e supridor de todas as suas necessidades. Jesus vai se apresentar diante deles dizendo: “Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.” (Jo 10. 11), em contraste com aqueles que se dizendo pastores eram mercenários e tentavam dilapidar o rebanho de Deus, pois não tinham o devido cuidado com o rebanho, não lhes davam a ração necessária para a nutrição, não as conduziam a águas tranquilas para que possam saciar a sede, e se alguma se perdesse durante a caminhada diária, não se preocupavam em reconduzi-la de volta ao redil, antes tinham seus olhos voltados apenas para a produção de lã, leite e carne que aquelas ovelhas podiam produzir, e se aquele rebanho fraquejava deixava de produzir, aquele falso pastor abandonaria o rebanho entre e o pregais e iria a busca de outro redil e continuar assim a sua vida de mercenário e matador de ovelhas. (Is 56. 9 - 12; Jr 23. 1 - 4; Ez 34; Zc 11). Porem Jesus mostrava a eles como devia se comportar o verdadeiro pastor, sendo Ele o exemplo. Vejamos a expressão de Davi ao reconhecer a Deus como pastor: “O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias.” (Salmos 23:1-6). No texto de João Jesus, é o pastor conhecido das ovelhas e conhecedor delas a ponto de chama-las pelo nome, bem como do porteiro do redil, em caso de condução ao pasto e fonte para beber o pastor segue a frente do rebanho indicando do caminho de modo que beberão e serão fartas. Mas Jesus faz um alerta quanto aos mercenários, ou seja, os ladrões de ovelhas, ele estão ai para roubar matar e destruir o rebanho de Deus. São falsos pastores e mestre, como os ensinadores da Teologia da Prosperidade que pregando uma doutrina desprovida de base no evangelho de Cristo, o Bom Pastor, dilapidam o rebanho de Deus para satisfação dos seus deleites e prazeres, muitos deles ilícitos e que se constituem em afronta a Deus o dono do rebanho. Sejamos, pois criteriosos no servir a Deus, observando pela palavra de Deus tendo ela como nossa regra de fé e pratica somente assim nos desviaremos dos mercenários e seguiremos a Jesus onde encontraremos a verdadeira prosperidade. Fiquem todos aos cuidados do Bom Pastor.

sábado, 24 de março de 2012

Nada vale ganhar o mundo e perder a alma


“Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?” (Marcos 8. 36)

Jesus estava falando com os seus discípulos com respeito a sua missão aqui na terra, sua morte e ressurreição ao terceiro dia, com ele estava os seus discípulos acompanhados de uma grande multidão. Vejamos as palavras do Mestre; “E começou a ensinar-lhes que importava que o Filho do homem padecesse muito, e que fosse rejeitado pelos anciãos e príncipes dos sacerdotes, e pelos escribas, e que fosse morto, mas que depois de três dias ressuscitaria.” (Mc 8. 31 - 32), porém Pedro com uma visão imediatista e só pensando naquele momento, chama o Mestre a parte e lhe reprende; Senhor, tem compaixão de ti; de modo nenhum te acontecerá isso. (Mt 16. 22) Pedro pensava nos milagres realizado por Cristo, no beneficio que isto trazia para as pessoas que  sempre estavam em volta de Jesus e dos seus sermões, na fartura de pão que há poucos dias havia presenciado que beneficiará uma multidão de famintos, era a perspectiva do reino presente e terreno, pensando como ser humano  e não tendo a visão macro do Reino de Deus. São assim os adeptos da Teologia da Prosperidade que tendo uma percepção destorcida do Reino de Deus, buscam para si os bens materiais e as riquezas passageiras desta vida, esquecendo-se de que os seguidores de Cristo devem buscar em primeiro lugar o Reino de Deus, (Mt 6. 31 – 34)  sigamos então os ensinos de Jesus; “E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me. Porque qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, mas, qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, esse a salvará.” (Mc 8. 34 - 35), portanto o servi a Cristo se entende pela visão macro do Reino de Deus, renuncia aos prazeres mundanos, carregar no seu viver diário as marcas dos sofrimentos de Cristo e colocar toda a sua vida a disposição do engrandecimento e consolidação deste Reino, e Jesus conclui o seu ensino com duas interrogações a todos nós. Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma? Ou, que daria o homem pelo resgate da sua alma? (Mc 8. 36 - 37) Entendendo que o resgate de nossas vidas foi pago com o sangue de Cristo vertido no calvário, vivamos pois uma vida de dedicação e submissão a Cristo aguardando a bem-aventurada esperança, um dia ver o Senhor como Ele é e habitarmos para sempre com Ele, A graça do Senhor Jesus seja com todos os santos. Amém.

sexta-feira, 23 de março de 2012

LIÇÃO 13 – 1 Trim. 2012 – SOMENTE EM JESUS TEMOS A VERDADEIRA PROSPERIDADE


                                                                Texto Áureo

“O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.” (Jo 10. 10)

 
Verdade Prática

A vida abundante não consiste em negar as adversidades, mas em fazer da suficiência em Cristo a nossa confiança, quer em meio à alegria, quer em meio à tristeza.


Introdução

Estudaremos nesta lição:

1.        O verdadeiro valor das realidades materiais e espirituais do homem.
2.       O homem composto de espírito, corpo e alma. (1 Ts 5. 23; Hb 4. 22)
3.       O ser humano com necessidades materiais e espirituais.

I – A VIDA ABUNDANTE COSISTE NO EQULÍBRIO

1. A matéria superestimada.
  • Um erro ensinado pelo materialismo e o ateísmo;
  • Historicamente, a realidade material só não garante bem-estar ao ser humano;
  • Somos compostos integramente em seres materiais e espirituais; (1 Ts 5. 23; 1 Co 14. 44, 14; Rm 8. 10; Hb 4. 22)
  • Prosperidade bíblica leva em conta a realidade espiritual e material do homem. (3 Jo 2)

2. A matéria negada.
  • O Dinheiro um material, qual deve ser a relação do cristão com ele;
  • A Bíblia não condena a posse, mais sim o amor ao dinheiro; (1 Tm 6. 10; Hb 13. 5)
  • O dinheiro deve ser empregado com sabedoria, prudência e cuidado; (Lv 25. 37)
  • Utilizado sempre para a gloria de Deus; (Pv 3. 9)
  • Devemos tomar cuidado com o consumismo, e ser um fiel dizimista. (Ml 3. 10)

II – CORRIGINDO OS ERROS ACERCA DA POBREZA.

1. Pobreza e pecado.
  • Pobreza como fruto da entrada do pecado no mundo;
  • Mas ser pobre não é consequência de pecado cometido individualmente; (Pv 14.31; 17. 5; 19. 1; Jo 12. 8)
  • Pobreza resultado do pecado e da má distribuição de renda:
  • Pobreza, amenizada pela solidariedade dos mias ricos para com os mais pobres. (Dt 15. 7; Pv 19. 17)

2. A pobreza magicamente extinta.
  • O ensino dos pregadores da teologia da Prosperidade;
  • Pedro e João não eram ricos, mais tinha fé e realizavam milagres; (At 3. 6)
  • Paulo enriquecia a muitos pela pregação de evangelho (2 Co 6. 10)
  • Não seja impaciente para torna-se rico (1 Tm 6. 9)
  • Enriquecimento mágico, crentes avarentos, tolos e insensatos (Hb 13. 5)


III – A VIDA ABUNDANTE NÃO SUPERESTIMA O CORPO NEM NEGA A ALMA

1. A vida abundante é equilibrada
  • A postura do cristão em relação aos bens materiais;
  • A oração do sábio Agur; (Pv 30. 7 – 9)
  • O princípio ensinado por Cristo; (Mt 6. 11)
  • O equilíbrio entre o ser e ter leva-nos a uma vida abundante.

2. Bem-estar físico e emocional.
  • O culto ao corpo, e a busca pelo bem-estar físico;
  • A queima das toxinas do corpo e o expurgo dos pecados da alma;
  • Haveremos de prestar contas a Deus; (Lc 12. 20, 1 Pe 4. 5; Hb 4. 12)
  • Cuidando do corpo como templo do Espírito Santo; (1 Co 3. 16)
  • Tendo em mente a divina promessa. (2 co 5. 1, 2)

3. O bem-estar espiritual.
  •  Pela TP o bem-estar espiritual é incompatível com o sofrimento;
  • Para eles sofrimento é resultado da falta e fé e decadência espiritual;
  • A função pedagógica do sofrimento; (Sl 119. 71) 
  • O s exemplos de Jó e Paulo.  (Jó 1. 1-3; 42. 5; 2 Co 12. 7-10)

CONCLUSÃO

A verdadeira prosperidade e muito mais que bens materiais, saúde, fama e ou sucesso profissional. A comunhão com o Senhor Jesus que produz no ser humano vida abundante é a maior riqueza que o homem pode usufruir se pacientemente confiar e esperar na suficiência de Cristo Jesus, Ele jamais abandonará aqueles que lhe são fieis.








EXERCÍCIOS - LIÇÃO 13 – 1 Trim. 2012 – SOMENTE EM JESUS TEMOS A VERDADEIRA PROSPERIDADE

Nome:

Assinale verdadeiro ou falso:

1 A vida abundante consiste em negar as adversidades e intempéries da vida.
(  ) Verdadeiro                                                                  (   ) Falso

2 A prosperidade bíblica considera tanto a realidade espiritual como material do ser humano.
(  ) Verdadeiro                                                                  (   ) Falso

3 Por seu um bem intrinsecamente material a Bíblia condena a sua posse pelos cristãos conforme (1 Tm 6. 10)
(  ) Verdadeiro                                                                 (   ) Falso

4 A pobreza é um decorrência da entrada do pecado no mundo.
(  ) Verdadeiro                                                                  (   ) Falso

5 Os defensores da Teologia da Prosperidade ensina que dificuldades financeiras, doenças e sofrimentos são resultados de uma vida sem fé.
(  ) Verdadeiro                                                                  (   ) Falso

6 A Bíblia ensina que um dos pilares para uma vida abundante consiste de um equilíbrio na vida financeira. Nas palavras de Agur: “Nem a pobreza, nem a riqueza” (Pv 30. 7 – 9)
(  ) Verdadeiro                                                                 (   ) Falso

7 O bem-estar físico através do culto ao corpo se tornou a principal obsessão para o ser humano  do nosso tempo.
(  ) Verdadeiro                                                                 (   ) Falso

8 A verdadeira prosperidade estar acima da riqueza, da saúde e da fama, ela se manifesta na vida do cristão por uma comunhão íntima e estreita deste como o Senhor Jesus.
(  ) Verdadeiro                                                                  (   ) Falso

Responda:

9 Justifique biblicamente a afirmativa: “A pobreza é uma decorrência da entrada do pecado no mundo.”



10 Faça um comentário em 5 linhas sobre a função pedagógica do sofrimento na vida do crente em Cristo Jesus.


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