quinta-feira, 11 de abril de 2013

(Ef 5. 22-27) AO MARIDO: O AMOR FAZ SACRIFÍCIOS


“Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.” (Ef 5. 25-27)

No casamento instituído por Deus e registrado no texto sagrado o marido constitui-se o cabeça do seu lar, líder de sua família, provedor de sua casa, e sacerdote de sua prole, logo ao homem foi dado por Deus a maior responsabilidade desde lá do Éden, sendo o homem o primeiro a ser formado, este foi quem de Deus recebeu as instruções de comportamento de, e cuidado para com, toda a criação, o homem feito a imagem de semelhança de Deus tinha como missão governar sobre toda a criação (Gn 1. 26) e também foi instruído sobre o comportamento que devia adotar no Jardim do Éden o local de sua habitação dele de sua família. (Gn 2. 15-17), portanto desde o princípio o homem devia adotar uma política de provedor e mantenedor da sua família, sendo assim este deveria cuidar, amar e ser o exemplo para a sua família.
Paulo ao instruir os crentes da Igreja de Éfeso sobre matrimônio ele faz alusão ao relacionamento de Cristo e a Igreja para explicar o relacionamento que deve existir entre marido e mulher, quando unidos pelos sagrados laços do matrimônio, o apóstolo fala neste texto do amor sacrifical de Cristo pela sua Igreja, amor em que o próprio Cristo entregou a sua vida para resgatar a Igreja e apresenta-la a si mesmo uma Igreja, pura, santa e imaculada. É este amor que deve permear o relacionamento conjugal entre o esposo e a esposa, assim como a mulher deve ser subordinada em tudo ao marido, como a Igreja esta submissa a Cristo, o esposo deve amar incondicionalmente a sua esposa, a ponto de entregar a sua própria vida na defesa, proteção e sustento de sua esposa, como Cristo o faz com a Igreja.
Portanto assim como o relacionamento de Cristo e a sua Igreja e indissolúvel, assim também o é o relacionamento conjugal entre marido e mulher, este princípio foi estabelecido com a finalidade de proporcionar ao casal uma vida conjugal abundante, porém o pecado arruinou o relacionamento planejado pelo Criador, e com isto o homem pela dureza de seu coração introduziu no relacionamento, a separação, o divorcio, e falta de respeito entre os cônjuges, e etc. Mas o plano de Deus para o casamento ainda sobrevive como regra para o relacionamento conjugal, e este foi ratificado pelo mestre da Galileia “ o que Deus ajuntou não separe o homem” (Mt. 19. 6). A paz do Senhor a todos.

Referências bibliográficas:

RENOVATO, Elinaldo. A Família Cristã no Século XXI. Lições Bíblicas, 2º Trim. 2013. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
RENOVATO, Elinaldo. A Família Cristã e os Ataques do Inimigo. 1ª edição. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
FERREIRA, Franklin. Teologia Sistemática: Uma análise histórica, bíblica e apologética para o contexto atual. Editora Vida Nova. São Paulo. 2007.
PONTES, José Filho. Põe em Ordem Tua Vida e a Tua Casa... 1ª edição. Visão Cristocêntrica Publicações. Campina Grande. 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário