terça-feira, 16 de abril de 2013

(Ef 5.25) O AMOR DO MARIDO PELA ESPOSA


“Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,” (Ef  5. 25)

O amor no relacionamento conjugal é algo que deve ser cultivado todos os dias da vida do casal, ao marido, cabe à função de amar incondicionalmente a sua esposa aquela mulher que Deus lhe deu como ajudadora, e promotora de alegria e prazer dentro do lar. O esposo que não ama a esposa comete pecado, uma vez que desobedece a Palavra de Deus, com forme o texto em tela. Nos momentos solenes das cerimônias de enlaces matrimoniais geralmente o ministrante cita esta passagem bíblica de Paulo aos Efésios, porém muitos dos jovens rapazes, ainda não preparados devidamente para o casamento, escutam tais palavras e as tem como uma mera formalidade, e mais uma bela mensagem para massagear os ouvidos dos noivos e convidados, mas entendemos que se o jovem ainda não compreende a importância desta palavra, e deste compromisso, e ainda não tem a capacidade de amar aquela que ele escolheu para esposa na forma como o apóstolo descreveu neste texto, o mesmo não deve casar-se e nem tão pouco receber as bênçãos do matrimonio diante do altar do Senhor.
Assim afirmou o Pr. Elinaldo Renovato: “Casamento sem amor é como planta sem água: acaba morrendo. O amor a esposa, recomendado pela Bíblia, é o mais elevado possível. É semelhante ao amor de Cristo pela Igreja. Isto indica que o amor do esposo deve ser comparado ao amor de Cristo para com a Igreja. É maior do que qualquer amor comum: é um amor sublime.”. No casamento o amor gera a união plena. Antes eram os dois concebidos, criados e educados em realidades diferentes, mas que durante o processo de namoro e noivado se descobriram em afinidades e se unirão pelos laços do matrimonio, agora não são mais dois mais, uma só carne (Ef 5. 31), e este entrelaçamento de corpos alma e espírito, só é possível quando permeado por um amor, sincero, puro e eterno, como o amor de Cristo para com a sua amada Igreja.
Portanto é mandamento divino, a submissão da esposa ao esposo, e é dever do esposo amar incondicionalmente a sua esposa, um amor que gera no casal a união de pensamentos, de sentimentos e de propósitos. Que o amor de Deus esteja sempre impregnado em nossos corações e que possamos a cada dia viver intensamente, nós os casados, este amor que supera dificuldades e eterniza a relacionamento conjugal. Amém!!


Referências bibliográficas:

RENOVATO, Elinaldo. A Família Cristã no Século XXI. Lições Bíblicas, 2º Trim. 2013. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
RENOVATO, Elinaldo. A Família Cristã e os Ataques do Inimigo. 1ª edição. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
FERREIRA, Franklin. Teologia Sistemática: Uma análise histórica, bíblica e apologética para o contexto atual. Editora Vida Nova. São Paulo. 2007.
PONTES, José Filho. Põe em Ordem Tua Vida e a Tua Casa... 1ª edição. Visão Cristocêntrica Publicações. Campina Grande. 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário