sexta-feira, 5 de abril de 2013

(Sl 128. 1) O TEMOR DO SENHOR TRAZ BÊNÇÃOS PARA A FAMIÍLIA

“Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos.” (Sl 128. 1)

O salmista neste cântico ele declara a benção divina sobre o lar onde há o temor a Deus e a seus mandamentos, o temor aqui não descreve um obediência cega e robotizada, mais uma obediência consciente e voluntaria, sabendo que é através do fazer conforme a orientação e a vontade soberana de Deus é que a família vai estar segura no enfretamento aos ataques malignos que a cada investida tenta destruir a comunhão do homem com o seu criador, restaurada a parir do sacrifício de Cristo.
Vejamos o Salmo na íntegra: “Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos. Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem. A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa. Eis que assim será abençoado o homem que teme ao SENHOR. O SENHOR te abençoará desde Sião, e tu verás o bem de Jerusalém em todos os dias da tua vida. E verás os filhos de teus filhos, e a paz sobre Israel.” (Sl 128. 1-6), o texto descreve a porção divina destinada ao lar daquele que faz do temer a Deus o compromisso de sua casa, O senhor o fartará pelo produzir de seus braços, e com a benção divina sobre a sua prole este será feliz, e vivera em paz.
A esposa é comparada a planta de uma videira, viçosa e frutífera que integra a vinha plantada a lado de sua casa capaz de produzir uvas especiais de boa qualidade, trazendo renda de bem-estar para toda a família, Já os filhos comparados a oliveiras plantados próximos a casa com capacidade de produção e fonte de renda e conforto da toda a fazenda, os filhos naqueles dias eram vistos como elementos essências a vida (Sl 127. 3-5), uma vez que ter filhos significava ter capacidade de produzir nos campos e lavouras, capacidade para administrar e se defender dos inimigos, filhos eram sinal da benção divina e quanto mais crianças mais gente para trabalhar nas fazendas, o que poderia aumentar o bem-estar geral da família.
Portanto entendemos que se quisemos gozar as bênçãos divinas descritas neste belo salmo devemos temer com integridade ao Senhor, e andar conforme os seus ensinos, trazendo sobre nos os favores do Eterno Deus descritos pelo salmista.  Amém!!

Referências bibliográficas:

RENOVATO, Elinaldo. A Família Cristã no Século XXI. Lições Bíblicas, 2º Trim. 2013. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
RENOVATO, Elinaldo. A Família Cristã e os Ataques do Inimigo. 1ª edição. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
FERREIRA, Franklin. Teologia Sistemática: Uma análise histórica, bíblica e apologética para o contexto atual. Editora Vida Nova. São Paulo. 2007.
PONTES, José Filho. Põe em Ordem Tua Vida e a Tua Casa... 1ª edição. Visão Cristocêntrica Publicações. Campina Grande. 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário