quarta-feira, 3 de abril de 2013

(Sl 68. 6) DEUS FAZ QUE O SOLITÁRIO VIVA EM FAMÍLIA


“Deus faz que o solitário viva em família; liberta aqueles que estão presos em grilhões; mas os rebeldes habitam em terra seca.” (Sl 68. 6)

O salmista Davi em um cântico de ações de graça e louvor a Deus faz uma alusão ao poder do Eterno em agir em beneficio dos menos favorecidos, de proteger o justo e desarraigar da terra aqueles que praticam a iniquidade e a injustiça, dentro deste louvou encontramos uma afirmativa do salmista que revela o cuidado de Deus em atender as necessidades daqueles que vivem em solidão, o texto fala de órfãos, viúvas, solitários e presos (Sl 68. 4-6), grupos que de uma forma ou de outra enfrentam o problema da solidão, porém o salmista louva a Deus pela sua provisão e cuidado para com tais grupos, lhes provendo sustento e companhia, a fim de proporcionar a estes, felicidade e bem-estar.
A palavra de Deus esta recheada de exemplo de pessoas que estando em solidão ou mesmo não tinham filhos, e até perderam parentes próximos que receberam de Deus companhias, ou tiveram a vida de seus parentes, restituídas para a felicidade daquele que estavam sentindo-se só, e para gloria de Deus. Casos como o de Adão que logo após a criação não se achou companheira para ele, e o próprio Deus declarou “Não é bom que o homem viva só” ( Gn 2. 18), pelo que o Senhor tomou do próprio Adão uma costela e formou para ele uma companheira da qual o primeiro homem declarou, “ Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.” (Gn 2. 23), demonstrando assim a satisfação e bem-estar do homem e relação a poder viver em família. Abraão e Sara o pai da nação de Israel, que em sua velhice Deus lhe fez uma promessa e lhes deu a Isaque e desta semente suscitou a nação de Israel e nos deu a Jesus Cristo para salvação dos homens. No ministério do profeta Elias, vamos encontrar este sendo alimentado por uma pobre viúva em Sarepta, esta tinha um filho que lhe servia de conforto em meio a solidão de sua viuvez, porém um dia aquele menino adoeceu e morreu, pelo que o Senhor Deus faz reviver aquela criança e tornar o ânimo aquela mulher (1 Rs 17. 8-24) nos dias do profeta Eliseu, temos uma mulher de cidade de Sunen que deu guarida ao homem de Deus em sua casa, porém aquela mulher sendo casada não tinha filhos, e por promessa de Deus através de Eliseu a mulher teve um filho varão, e em sua adolescência veio a falecer e novamente entra em cena o profeta e o Senhor Deus restitui a vida do garoto para jubilo de sua mãe. (2 Rs 4. 8-37). O caso de Ana que vivia oprimida por Penina sua serva que tinha filhos, porém Ana era estéril, e em um dia de suplica no templo Deus lhe concede a graça de ter um filho o profeta Samuel que depois de desmamado foi dedicado ao Senhor passou a viver no templo em casa do sacerdote Eli, vindo posteriormente ser profeta, sacerdote e juiz em Israel (1 Sm 1. 9-28).
Por todos estes relatos sagrado entendemos que o salmista tinha razão em expressar a sua gratidão a Deus, pelos seus feitos maravilhosos, para fazer o solitário habitar em família, e a estéril ser mãe de filhos. Amém!!

Referências bibliográficas:

RENOVATO, Elinaldo. A Família Cristã no Século XXI. Lições Bíblicas, 2º Trim. 2013. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
RENOVATO, Elinaldo. A Família Cristã e os Ataques do Inimigo. 1ª edição. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
FERREIRA, Franklin. Teologia Sistemática: Uma análise histórica, bíblica e apologética para o contexto atual. Editora Vida Nova. São Paulo. 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário