terça-feira, 19 de abril de 2016

Bibliologia

Modulo 1: O Estudo da Bíblia. (Parte I)

1)      O que é a Bíblia.
·         A Bíblia é a revelação de Deus á humanidade;
·         Seu autor é o próprio Deus;
·         Seu legitimo interprete é o Espirito Santo;
·         Seu tema central é o Senhor Jesus Cristo.

Para um bom êxito no estudo da Bíblia, é necessário ter em mente e observar tais conceitos, pois sendo a Bíblia a revelação de Deus ela expressa a vontade de Deus para o homem. Portanto se ignorarmos a Bíblia, logo estará ignorando a vontade divina. Certo autor escreveu “A Bíblia é Deus falando ao homem; é Deus falando através do homem; é Deus falando com o homem, é Deus falando em favor do homem, mas é sempre Deus falando.”


2)      Porque devemos estudar a Bíblia:
Dentre as muitas razões porque devemos estudar a Bíblia queremos neste estudo destacar quatro:
·         Ela ilumina o caminho para Deus (Sl 119. 105, 130);
·         Ela é alimento espiritual para crescimento e saúde de todos (Jr 15. 16; 1Pe 2. 1, 2);
·         Ela é o instrumento que o Espírito Santo usa para operar (Ef 6. 17);
·         Ela nos vivifica (Sl 119. 107).
 3)      Como você deve estudar a Bíblia.
Um bom estudo da Bíblia começa por uma boa em minuciosa leitura da Bíblia, portanto leia a Bíblia:
a)      Conhecendo o seu autor: Deus é o autor da Bíblia (Is 34. 16; Jr 1. 12; Jo 1. 1; Hb 1. 1,2), além de ser o autor é Ele através do Espírito Santo que a revela (Lc 24. 45; Jo 14. 26; At 16. 14; 1 Co 2. 10-13) Como bem escreveu o Pr. Antônio Gilberto “Ninguém pode melhor explicar um livro do que o seu autor. A Bíblia é um livro de compreensão fácil e ao mesmo tempo difícil, mas, se conhecermos o seu Autor a compreensão torna-se mais fácil.”
b)      Diariamente: É necessário que aquele que se dispõe a estudar a Bíblia tenha intimidade com o seu Autor, portanto reserve no seu dia um tempo para a sua devoção diária com o Senhor, neste tempo você vai orar, isto é conversar com o Autor da Bíblia, vai ler e meditar na palavra lida, agora é o Autor da Bíblia conversando com você. Além do mais a Bíblia é alimento para a alma, então se queres te fortalecer no Senhor pelo estudo e leitura da palavra de Deus, ti alimenta diariamente com as tuas próprias mãos.
c)       Em oração: Já até falamos disto no item anterior, orar deve fazer parte da devoção diária do crente “Orai sem cessar” (1 Ts 5. 17), na oração o crente conversa com o Autor da Bíblia, e quando oramos podemos perguntar ao Autor sobre o pontos não compreendidos, e em oração podemos receber do próprio autor a revelação de ponto obscuros. Escreveu o Pr. Antônio Gilberto “A Bíblia e a oração se completam”.
d)      Fazendo uma auto aplicação: Na Bíblia vamos encontrar bênçãos, exortação, avisos, correções, conforto, louvor, lamentação e etc. sempre somos induzidos a entender que as bênçãos, os confortos, os louvores são para nós, porém as exortações, os avisos, as correções são sempre para os outros. Não devemos ter tal atitude diante da Palavra de Deus, ao profeta Ezequiel lhe foi recomendado comer o rolo todo (Ez 3. 1-3), portanto tudo que estar escrito na palavra de Deus para o nosso ensino e admoestação foi escrito (Rm 15. 4; 2Tm 3. 16). Leiamos, pois, a Bíblia aplicando primeiro a nossa vida deixando que ela nos aponte o caminho a seguir e quando estivermos totalmente submetidos à palavra de Deus então estaremos aptos a compreender as verdades sagradas contidas nas paginas da Bíblia.
e)      Completa: Leia a Bíblia toda, sendo a palavra de Deus a espada do Espírito (Ef 6. 17) o estudante da Bíblia necessita conhece-la bem, para poder também maneja-la com destreza (2 Tm 2. 15), logo é necessário que o estudante da Bíblia se aplique a um programa de leitura diária da Palavra de Deus, com o objetivo de ler a Bíblia completa pelo menos uma vez por ano. Dedique-se também a uma leitura aprofundada fazendo anotações, resumos e anotações, com material de apoio, dicionários, mapas, chave bíblica, comentários e etc. para que com cuidado e revelação do Espírito Santo possa compreender da revelação de Deus ao homem.
 4)      Como podemos entender a Bíblia.
 a)      Deixando que o Espirito Santo lhe revele as verdades Bíblicas. A palavra de Deus não é de particular intepretação (2Pe 1. 20, 21), sendo assim é necessário que deixemos que o Espírito Santo que é o real interprete da Bíblia (1Co 2. 10-13) nos revele as verdades que para o estudante ainda estão ocultas.
b)      Estudando com amor, com desejo de conhecer a vontade de Deus. Estudar requer dedicação, esforço e autodisciplina, e quando se trata da Palavra de Deus o estudante deve amar a esta, tendo a Bíblia em alta estima reconhecendo-a como o único livro escrito por Deus e que revela ao homem a sua soberana vontade, portanto se queres aprender, entender e conhecer a vontade de Deus. Ama a Bíblia, a Palavra de Deus.
c)       Crescendo Espiritualmente. Que o conhecimento Bíblico produz no crente crescimento espiritual isto é fato, mas se buscamos entender as verdades contidas nas Sagradas Escrituras é necessário que cada vez busquemos com maior dedicação nos aprofundar no conhecimento destas verdades.
d)      Sendo cheiro do Espírito Santo. É o Espírito Santo que conhece toda a profundeza de Deus, e nenhum homem é capaz, ou mesmo suportaria conhecer toda esta profundidade, portanto Deus dá a cada um de nós um pouco de seu conhecimento, e quando juntos como membros de um só corpo nós completamos e conseguimos compreender pela infinita graça que nos concede o Espírito Santo um pouco mais de Deus. Daí a necessidade de sermos cheios do Espírito Santo.
e)      Com humildade. A palavra de Deus é perfeita e traz ao humilde o conhecimento (Sl 19.7), portanto se quisermos obter sabedoria pelo estudo da Bíblia, devemos nós humilhar ao Senhor, o Deus da Bíblia, e estarmos dispostos a obedecer a sua soberana vontade revelada no Livro Sagrado, a Bíblia (Mt 11. 25).
f)       Disposto a agradar a Deus. Como estamos estudando a Palavra de Deus? Como um mero espectador e especulador do texto sagrado? Ou como alguém interessado em conhecer as verdades ali reveladas, para uma aplicação prática e diária a nossa vida? Devemos buscar conhecer os oráculos divinos para obedece-los, ama-los e faze-los conhecido entre os homens, não só pela nossa pregação, mas e principalmente pela nossa obediência a Deus. (Pv 2. 1-10).
g)      Disposto a servir a Igreja do Senhor. Quando Cristo estava para encerrar o seu ministério terreno em um encontro com os discípulos tomou uma tolha e lavou os pés dos discípulos, sendo ele o Mestre, e ainda recomendou aos discípulos que fizesse o mesmo se quisessem ser reconhecidos como discípulos Dele. Muitos divergindo do Mestre dos mestres, quando aprendem algo que o Espírito Santo lhes revelou para crescimento e aperfeiçoamento dos santos, se põem em um pedestal, em um patamar de excelência e não mais querem servir aos santos, mais com todo aquele “cabedal” buscam serem “servidos” e ou até “bajulados” por aqueles que nada “conhecem” isto é soberba humana e concupiscência dos olhos e todos que querem aprender mais de Deus devem com muita diligência se afastar desta maldita atitude.
h)      Procurando sempre aprender. Muitos se achando o “mestre” não buscam mais o adquirir conhecimento, porém aquele que busca o aperfeiçoamento no aprendizado da Bíblia não pode perder oportunidade, deve frequentar estudos bíblicos, palestras, seminários, conferências, ler bons livros, estar informado a respeito do mundo em que estar inserido e assim poder aplicar o conhecimento adquiridos pela Palavra de Deus para fazer a diferença como sal da terra e luz do mundo.
i)        Exercitando o manuseio da Palavra de Deus. Já falamos de manuseio de ferramentas por parte daqueles que querem com habilidade desempenhar uma determinada função, pois bem se queremos entender com habilidade a Palavra de Deus, devemo-nos exercitar nela, este exercício “treino” consiste de leitura diária, meditação, memorização de textos e referências bíblicas, anotações particulares, estudos, esboços e etc.
j)        Buscando com diligência e esforço o conhecimento de Deus. O conhecimento secular só se adquire pelo muito esforço e dedicação do estudante, o conhecimento de Deus ainda mais, pois estamos tratando de sabedoria e conhecimento espiritual, é certo que quando buscamos tais conhecimentos temos ao nosso lado o Espírito Santo que nos dá graça, perseverança, e nos fortalece a alma para continuarmos firme na jornada, mas o crente necessita buscar com diligência o conhecimento de Deus.


Atenção: Aguardem em breve estaremos publicando a 2ª Parte deste estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário